sábado, 7 de outubro de 2017

7 Provas da Missão de Bahá’u’lláh

Por Marty Schirn.


Bahá’u’lláh, o profeta fundador da Fé Bahá’í, afirmou ser o Mensageiro de Deus para este momento da história humana.

Além disso, declarou que ser o Prometido de todas as religiões, vindo para unir a raça humana e estabelecer o reino de Deus na Terra.

Como podemos determinar se essas afirmações são verdadeiras ou falsas?

Cristo definiu o padrão. Quanto ao aparecimento de falsos profetas, Ele disse: "Pelos seus frutos os conhecereis." - Mateus 7:16.

Então, para vossa consideração, aqui ficam sete frutos (ou provas) de que Bahá’u’lláh é um Profeta:

1. A beleza, a visão e o poder das Suas Escrituras. (Os pronomes "Eu", "Meu" e "Minha" referem-se a Deus.)
Ó Filho do Homem! Velado no Meu ser imemorial e na antiga eternidade da Minha essência, conheci o Meu amor por ti; por isso, te criei, gravando em ti a minha imagem e revelando-te a minha beleza. (Bahá’u’lláh, As Palavras Ocultas, do Árabe, #3)

Ó Filho do Ser! És a minha lâmpada e a Minha luz está em ti. Obtém dela o teu esplendor e não procures outro salvo Eu. Pois Eu criei-te rico e generosamente derramei o meu favor sobre ti. (Idem. #11)

Ó Filho do Espírito! Criei-te rico; porque te deixas cair na pobreza? Fiz-te nobre; porque te rebaixas? Da essência do conhecimento, Eu te dei existência; porque procuras a iluminação de alguém além de Mim? Do pó do amor, Eu te moldei; como te ocupas com outro? Volta o teu olhar para ti próprio, para que Me encontres dentro de ti, forte, poderoso e subsistindo por Mim próprio. (Idem. #13)

2. Os Seus Ensinamentos

Os ensinamentos Bahá’ís elevam a raça humana. Os ensinamentos de Bahá’u’lláh centram-se em três princípios básicos: a unicidade de Deus, a unicidade da humanidade e a unicidade da religião.

Tem sido repetidamente provado que a unidade e a harmonia são benéficas. Bahá’u’lláh enfatizou a necessidade da unidade mundial. Somente a unidade mundial pode elevar a raça humana e guiá-la para a próxima fase de desenvolvimento: uma civilização espiritual global.

3. A Sua vida

Bahá’u’lláh aceitou voluntariamente sofrer uma intensa perseguição devido aos Seus princípios e ensinamentos. Nunca fugiu. Nunca vacilou.

Bagdade no séc. XIX.
Bahá’u’lláh foi condenado, torturado e aprisionado. Os Seus bens foram confiscados; cuspiram-Lhe em cima, ridicularizaram-No, apedrejaram-No e envenenaram-No. Lançaram-No numa masmorra subterrânea escura, gelada, húmida e infestada de percevejos. Uma pesada corrente foi colocada no Seu pescoço; os Seus pés estiveram presos num tronco. Foi exilado quatro vezes; de Teerão, na Pérsia, para Bagdade, para Constantinopla e Adrianópolis no Império Otomano, para Akka na Palestina. Viveu a maior parte da Sua vida como prisioneiro.

Ele nunca fez mal algum. Mas o clero muçulmano colaborou com os governos persa e otomano fazendo tudo o que fosse possível para tentar destruir o que eles sentiam ser uma heresia perigosa e em rápido crescimento, e suprimir e destruir os ensinamentos progressistas Bahá'ís.

Apesar da perseguição intensa, Bahá’u’lláh escreveu mais de cem volumes revelando o plano de Deus para a realização de uma paz universal duradoura.

4. O efeito da Sua vida e ensinamentos sobre os Seus seguidores

Durante a vida de Bahá’u’lláh, milhares de pessoas passaram por uma transformação espiritual que mudou drasticamente as suas vidas. Tal como Bahá’u’lláh, também foram condenados por heresia e foram duramente torturados e executados. Hoje, milhões de pessoas seguem os ensinamentos de Bahá’u’lláh.

5. As profecias que Ele fez

Alguns tornaram-se realidade; alguns estão-se a tornar hoje realidade. Aqui fica uma do passado. Bahá’u’lláh escreveu cartas aos governantes e aos líderes religiosos do Seu tempo. Entre eles, estava Napoleão III.

Bahá’u’lláh condenou o desejo de Napoleão pela glória militar e por se ter envolvido na Guerra da Crimeia. Aqui fica um excerto da Sua Epístola a Napoleão III, revelada em 1868:
Pelo que fizeste, o teu reino será lançado na confusão, e o teu império passará das tuas mãos, como castigo pelo que forjaste. (The Proclamation of Baha’u’llah, p. 20)
Dois anos depois, na Batalha de Sedan, Napoleão sofreu a maior derrota da história militar até então. Foi feito prisioneiro, o seu Império entrou em colapso e a República Francesa foi estabelecida.

6. As profecias que Ele cumpriu

Bahá’u’lláh cumpriu inúmeras profecias existentes em todos os livros sagrados. Aqui está uma:
A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. (Apocalipse 3:12)
A partir desta profecia, torna-se evidente que Cristo não regressará com o mesmo nome. Será uma pessoa diferente, tal como Cristo era diferente de Moisés. Os Bahá’ís acreditam que Bahá’u’lláh cumpriu essas profecias e muitos outras de diversas religiões.

7. O crescimento global da Fé Bahá’í
A Fé Bahá’í está estabelecida em praticamente todos os países e em muitos territórios dependentes e departamentos ultramarinos. Os Bahá’ís residem em mais de 100 mil localidades. Cerca de 2100 tribos indígenas, raças e grupos étnicos estão representados na comunidade Bahá’í... A literatura Bahá’í está traduzida em mais de 800 idiomas. (The Baha’i World News Service)
Estes são apenas alguns dos frutos da revelação de Bahá’u’lláh. Em menos de dois séculos, esta espalhou-se por todo o mundo e conquistou os corações e a imaginação de milhões. Os Seus ensinamentos avançados e progressistas, o seu acolhimento caloroso a todas as pessoas, e a sua visão profundamente espiritual da realidade contribuem para o funcionamento da Fé Bahá’í. Uma religião pode ter muitos ensinamentos e princípios universais maravilhosos - mas para que essa religião realmente funcione na prática, isso é poderoso, profundo e aumenta as provas de Bahá’u’lláh foi um Profeta.

Assim, se estiver interessado, investigue a vida e os ensinamentos de Bahá’u’lláh, leia as Suas palavras e decida por si próprio se as Suas afirmações são verdadeiras.

-----------------------------
Texto original: 7 Proofs of Baha’u’llah’s Mission (www.bahaiteachings.org)

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Marty Schirn é um Bahá’í de origem Judaica. Estudou psicologia e administração de empresas. Viveu em Chicago, onde trabalhou no jornal Chicago Tribune e como guia no Templo Bahá’í de Chicago. Actualmente, vive em Tucson, no Arizona (EUA)

Sem comentários: